A Onicomicose
A onicomicose, definida como infecção fúngica ungueal, acomete milhares de pessoas em todo mundo. Segundo estudos dermatológicos, ela representa 20% das doenças de unhas e é uma das mais frequentes causas de onicopatias.
Os agentes etiológicos que geram a onicomicose podem ser fungos, leveduras ou dermatófitos. Os mais comuns são os dermatófitos, seguidos das leveduras e dos fungos.
Os tipos de micose causados por esses agentes variam bastante, assim como os sintomas:
Paraníquea:
causa pelo excesso de umidade, atinge principalmente a pele envolta da unha. O principal sintoma é a deformidade da unha.
Leuconíquia:
se caracteriza principalmente pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas nas unhas.
Descolamento da borda livre:
a unha se descola e forma um espaço oco
Espessamento:
a unha engrossa, endurece e escurece podendo gerar dor
O tratamento varia conforme o tipo de onicomise. Os remédios podem ser em forma de esmalte, creme, gel ou via oral. Em casos mais graves uma cirurgia pode ser indicada para retirar a área contaminada. Na maioria das vezes, o tratamento é longo e precisa ser acompanhado de métodos preventivos para evitar que o problema volte a ocorrer.
Para prevenir o surgimento de uma micose recomenda-se manter os pés sempre limpos, usar sapatos arejados, secar bem os pés depois do banho, não usar caçados e meias de outras pessoas, não andar descalço em espaços públicos e nunca utilizar alicates, lixas e tesouras sem esterilizar para fazer as unhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário