Comecemos pelos calos.
O calo nada mais é do que a defesa do nosso organismo para proteger os tecidos das camadas inferiores da pele. A epiderme – camada mais externa –, ao ser agredida, reage com um engrossamento da pele, provocando a morte do tecido e morte celular, gerando o calo ou calosidades.
Sem cuidados especializados, um simples calo transforma-se num calo com núcleo.
O núcleo do calo é uma área central circular, de cor amarelada e formato cônico (de fora para dentro). Ele causa muita dor, devido não somente à pressão constante e consecutiva sobre ele, mas principalmente pelo fato de estar presente em uma região rica em terminações nervosas e comprimir o nervo, causando dor e infecção.
Verrugas
Diferente do calo é a verruga plantar, uma espécie de tumor epidérmico causado pelo vírus HPV – vírus do papiloma humano. Popularmente conhecida como “olho-de-peixe”, ela consiste em um espessamento e elevação da pele, que fica áspera e dura. As verrugas surgem nas plantas dos pés e são muito doloridas.
Na verruga, é possível perceber uma rica rede de vasos sanguíneos trombosados com pontos negros. Pela sua natureza infecciosa, pode se disseminar para outras pessoas e para outros pontos do corpo.
O tratamento é feito com desbastamento da região com lâmina e, quando recomendado, são aplicados ácidos no local três vezes por semana. Outra técnica é a Criocirurgia, feita com nitrogênio líquido, que causa o congelamento das lesões cutâneas, levando à destruição das células virais. Somente profissionais treinados, como dermatologistas e podólogos, podem realizar esses procedimentos.
Diferenças importantes
As verrugas diferenciam-se dos calos comuns por apresentarem uma rica rede de capilares próxima ao centro da lesão. Além disso, como a verruga plantar tem como raiz as células virais, assim que estas são removidas, a patologia desaparece por completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário